Estética Bucal: mais que autoestima, fundamental para a saúde
27 de agosto de 2018
9 de setembro: Dia do Administrador de Empresas
10 de setembro de 2018
Exibir tudo

Pessoas altamente eficazes: setes hábitos para adotar já e ser uma delas

Denise Aleluia

O telefone não para de tocar, a caixa de e-mails está lotada e a agenda já não cabe mais nenhum compromisso pelas próximas duas semanas são alguns dos aspectos da vida de pessoas muito ocupadas. No entanto, ocupado não significa produtivo. Ser um profissional produtivo envolve uma série de fatores, entre eles, disciplina e a adoção de sete hábitos que se estendem também a vida pessoal. Confira:

  1. Saber exatamente o que se espera do futuro na vida pessoal e profissional

Você sabe onde pretende chegar em 2, 5, 10, 15 anos? É preciso ter metas em todos os âmbitos da vida. A partir daí, o trabalho passará a fazer muito mais sentido. Existe uma frase que diz que “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”.

  1. Foco na saúde e bem-estar

Fazer exercícios, alimentar-se de forma correta e reservar horas para o lazer e a família são características de pessoas altamente produtivas. Além disso, o sedentarismo e a má-alimentação aliados ao estresse são fatores de risco para doenças graves.

  1. Aprender a dizer não

Para dar conta de todas as demandas que surgem ao longo do dia, é preciso aprender a dizer não. Somente assim, será possível ter foco para o desenvolvimento de tarefas que exigem prioridade. Lembre-se que, quem se dispõe a fazer tudo, acaba não fazendo nada.

  1. Planejamento diário

Está diretamente relacionado ao item 3. O planejamento semanal deve ser feito antes mesmo de a semana começar. Além disso, ao fim da jornada de trabalho, deve-se fazer uma lista das tarefas do dia seguinte e riscar cada tarefa cumprida. O sentimento de satisfação dará um ânimo maior para o dia seguinte e assim por diante.

  1. Acessar os e-mails em horários definidos

Checar a caixa de correio a todo momento pode ser uma grande fonte de distração. Ter horários pré-estabelecidos para esta checagem garante mais disponibilidade para outras tarefas mais urgentes.

  1. Evite ser multitarefas

Apesar de parecer uma vantagem, ser aquela pessoa que consegue dar conta de várias ações simultaneamente pode ser um problema já que, dificilmente, todas as tarefas terão o mesmo nível de atenção e, consequentemente, de qualidade.

  1. Faça pequenos intervalos ao longo do trabalho

Andar pelo escritório, tomar um café ou, até mesmo, ir à mesa do colega com quem necessita falar, garantem minutos preciosos de descanso que farão com que a jornada de trabalho renda muito mais.

Com a adoção destes simples hábitos, sua produtividade aumentará e isso poderá ser sentido em todos os âmbitos da vida. Lembre-se que devemos trabalhar para viver e não o contrário. Tudo o que é demais, é nocivo e a palavra-chave para uma vida feliz é o equilíbrio. Encontre o seu e viva de forma mais plena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.