Denise Aleluia
O dia era 9 de setembro. O ano, 1965. Nesta data, o então presidente, Humberto de Alencar Castelo Branco, assinou a Lei nº 4769 regulamentando a profissão do Administrador. Desde então, passou-se a homenagear este profissional que possui vital importância no gerenciamento de organizações dos mais diversos setores.
Apesar de ter sido regulamentada apenas em 1965 no Brasil, foi muito antes, a partir de 1940, com o amadurecimento das empresas, que começou a surgir a necessidade de mão de obra qualificada para gerir os negócios. E áreas de atuação é o que não faltam para quem é formado em Administração de Empresas. Os campos vão desde empresas familiares, passando pela administração pública, hospitalar, gestão de pessoas, marketing, tecnologia da informação, consultoria, administração financeira, comércio exterior e gestão estratégica.
A formação leva estes profissionais a atuarem de forma multidisciplinar. O currículo abrange áreas que vão desde comunicação e expressão, contabilidade, matemática, direito, economia, passando por gestão e logística. Com isso, obtém-se uma visão abrangente dos negócios, o que faz com que a presença de um administrador se torne vital, não apenas para a sobrevida, mas, sobretudo para o crescimento das empresas.
Assim, o administrador, ao gerir os negócios de forma eficiente, é também indiretamente, responsável pela criação de riquezas e desenvolvimento de um país. Por tudo isso, o Centro Empresarial Pereira Barreto felicita a todos os administradores pelo seu dia!