CEPB abre espaço destinado a treinamentos, reuniões e workshops
15 de outubro de 2018
Planeje-se para ter um recesso tranquilo no fim do ano
29 de outubro de 2018
Exibir tudo

Você costuma procrastinar? Confira três dicas para livrar-se deste hábito.

Denise Aleluia

Na maioria absoluta dos trabalhos, há prazos envolvidos e é fundamental cumpri-los. Mas, de vez em quando, bate aquela vontade de deixar para depois, de dar uma espiada nas notícias, de encaminhar para o grupo da família aquela mensagem engraçada que acabou de chegar, tomar um café ou, até mesmo, tentar passar de fase no joguinho. Este adiamento do que tem que ser feito tem nome: procrastinar. Felizmente, assim como todo mau hábito, a procrastinação pode ser  eliminada de vez do  comportamento. Para isso, confira algumas dicas simples que ajudarão a melhorar a produtividade:

1) Rompa a inércia

De acordo com a primeira lei de Newton, um objeto que está parado, tende a ficar parado; o mesmo se aplica para aquele que está em movimento. Neste caso, ao saber que precisa fazer algo, aja o quanto antes para romper a inércia e espantar a vontade de deixar para depois. Desta forma, ao iniciar uma tarefa, você dificilmente parará até terminar.

2) Trace metas e se recompense por elas

Para tornar o trabalho produtivo, uma boa dica é juntar atividades que não se gosta, com algo prazeroso. Desta forma, fica mais fácil trabalhar com o sistema de recompensas. Que tal, após terminar metade do relatório, se presentear com um delicioso cappuccino ou um suco gelado? Outras recompensas podem ser um intervalo ou qualquer outra coisa que seja prazerosa e que você tenha que se esforçar para merecer.

3) Mude o foco

Boa parte das pessoas, ao olharem para o todo, tem a falsa impressão de que não conseguirão executar o que precisa ser feito e isso, além de gerar desânimo, faz com que as tarefas sejam adiadas. A solução é pensar nos passos e não no longo caminho a ser percorrido. Diz um ditado que “uma longa caminhada tem início com um simples passo”. Assim, comece e se foque nas tarefas mais fáceis ou naquelas que parecerem mais interessantes e estabeleça um tempo para realiza-las. Ao fim, sem perceber, está tudo terminado e você fez quase sem sentir.

Seguindo estes três passos simples você se tornará mais produtivo e o trabalho mais prazeroso. Lembre-se que o “hábito faz o monge”. Persevere e você será recompensado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.