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Marketing de Referência: fortalecendo relações entre empresas e profissionais

No mundo corporativo, o encontro entre quem precisa de um produto ou serviço e quem pode suprir essa demanda é um dos segredos do sucesso.

Uma empresa precisa daquilo que outras empresas produzem: desde insumos básicos (material de escritório e limpeza, softwares e hardwares) até mais complexos: advocacia, contabilidade e comunicação. Mas, como quem necessita de algo e quem pode fornecer se encontram? A resposta é simples: por meio de referências de outras tantas empresas e profissionais, também chamado de “boca a boca”.

Quem precisa de um produto ou serviço sempre pergunta a conhecidos por indicações. Assim, cria-se um “ecossistema de negócios”, em que tudo se interliga por meio da qualidade dos serviços e produtos. Em outras palavras, alguém só recomenda algo que acredita ter qualidade.

Philip Kotler, pai do marketing, afirmou que “um cliente satisfeito conta sua experiência para três outras pessoas sobre uma experiência positiva, enquanto um insatisfeito faz o relato para 11”. O mesmo acontece com referências e indicações. E, em tempos de redes sociais, isto ganha projeções ainda maiores, já que as palavras são como plumas ao vento.

Sem contrapartidas

Referenciar uma empresa ou um profissional é uma forma também de construir um bom relacionamento com empresas e profissionais que atuam em um mesmo espaço, como o Centro Empresarial Pereira Barreto (CEPB).

Assim, conhecer seus vizinhos de condomínio comercial e usar os serviços ou serviços que eles oferecem é a melhor maneira de indicar a um cliente seu um fornecedor que está próximo (no mesmo prédio) e em quem você confia.

Mas, atenção: não faça referências esperando contrapartidas. Referenciar outra empresa é uma forma de deixar claro que você confia naquela marca; não necessariamente significa que aquela empresa terá que devolver a indicação de outro cliente. A ideia é fortalecer seus negócios ajudando outros a fortaleceram os deles. Criar um círculo virtuoso entre empresas que ocupam o mesmo local é uma forma interessante de fomentar negócios para que todos prosperem em conjunto.

Três dicas para começar

Se você também acredita que um ecossistema de negócios pode gerar resultados sólidos, mas não sabe por onde começar, temos algumas dicas:

1 – Convide seu vizinho de sala para tomar um café. Apresente sua empresa e peça que ele apresente a dele. Conheça o negócio da empresa ao seu lado.

2 – Faça uma lista das empresas do CEPB com quem já falou e veja se precisa de algum desses serviços ou produtos.

3 – Contrate e experimente. Se gostar, indique para seus próprios clientes, usando como argumentos a confiança no fornecedor, a qualidade do serviço ou produto e a proximidade geográfica, que facilita tudo.