Copa do Mundo e Festas Juninas são excelentes oportunidades para reunir e motivar equipes
11 de junho de 2018
Fachada do CEPB passa por revitalização
25 de junho de 2018
Exibir tudo

Junho Vermelho: colabore doando sangue

Levantamentos apontam que, nos meses mais frios, estoques dos bancos tendem a cair

O frio já chegou e, com isso, fica ainda mais crítica a situação dos bancos de sangue, com a queda no número de doações e do volume estocado. Para resolver a questão e estimular a população a doar também no inverno, foi criada, em todo o Brasil, a Campanha Junho Vermelho, que também se alinha ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho. O CEPB está engajado nessa ação e estimula visitantes, condôminos e funcionários das empresas com sede no endereço a também doarem sangue.

Em Santo André, os reflexos da falta de sangue são fortemente sentidos. Os tipos sanguíneos com Rh negativo são os que têm menos estoque. Segundo a gerência regional da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), a média mensal de doadores atendidos é de 3,3 mil. Mas, em abril, esta marca ficou em apenas 68%, com apenas 2,25 mil doadores, uma média de 100 doações diárias, contra 150 em outros meses. Na cidade, há dois postos de coleta: um no Centro Hospital do Município de Santo André (CHMSA) e outro no Hospital Mário Covas, que fica a cerca de um quilômetro do Centro Empresarial Pereira Barreto.

Engrosse a corrente do bem e venha fazer sua parte. Além do sangue, também é possível doar plaquetas. No ABC, esta doação pode ser realizada em Santo Caetano do Sul. Veja como é fácil: é preciso estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade original com foto que permita a identificação.

Além disso, é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. A doação também deve ser evitada em casos de gripes e resfriados e, mesmo após a recuperação, ainda é necessário aguardar uma semana.

Confira os endereços:

Hospital Estadual Mário Covas – Santo André

Rua Dr. Henrique Calderazzo,321

Telefones: 2829-5162 / 2829-5144

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriados)

Estacionamento gratuito no local

Centro Hospitalar Santo André

Avenida João Ramalho, 326

Telefone: 4433-3718

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriados)

 

Para doar plaquetas

Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma – São Caetano do Sul

Rua Peri, 361

Telefone: 4227-1083

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 8h às 12h (exceto feriado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.