Redes Sociais: tempo gasto não volta mais
20 de agosto de 2018
Pessoas altamente eficazes: setes hábitos para adotar já e ser uma delas
5 de setembro de 2018
Exibir tudo

Estética Bucal: mais que autoestima, fundamental para a saúde

Denise Aleluia

Para muitos, a simples menção à palavra “dentista” causa arrepios. Isto porque o senso comum evoca imagens, sons e sensações nada agradáveis. No entanto, a boa notícia é que os dentistas vêm se tornando cada vez mais aliados da saúde, beleza e bem estar, sobretudo com os avanços tecnológicos ligados à estética bucal e também facial.

Desta forma, o campo de trabalho dos dentistas foi ampliado significativamente. “Hoje, já é possível fazer pequenas intervenções na periferia da face, como preenchimento labial, aplicação de toxina botulínica para suavização de rugas, ácido hialurônico nos lábios e preenchimento para eliminar o bigode chinês”, afirma o cirurgião dentista da Gonsales Odontologia, Norberto Gonsales, que tem consultório no Centro Empresarial Pereira Barreto.

Ele também justifica o aumento da procura por estes tratamentos. “Percebeu-se que não adianta ter um corpo malhado e atlético se o rosto ou o sorriso não acompanham. Isso mexe diretamente com a autoestima”.

Mas, além da estética e bem estar, desalinhamentos, avarias ou falta de dentes também afetam a saúde sistêmica. “Uma dentição desarmônica causa problemas na mastigação e engolir alimentos mal processados afeta a digestão, o que leva a outros distúrbios”, afirma Gonsales.

Outros problemas enumerados pelo especialista se referem às bactérias bucais que podem causar problemas cardíacos e infecções generalizadas. “Temos cerca de 460 espécies de bactérias que não causam problemas se a saúde bucal estiver perfeita. Mas, caso isso não ocorra, estes microorganismos podem migrar para outras partes do organismo e levar a sérias complicações”, alerta.

Ter um sorriso perfeito vai muito além da vaidade. O impacto psicológico que a realização de tratamentos estéticos bucais tem na personalidade das pessoas é grande, porque uma autoestima elevada dá segurança para que possamos dar nosso melhor em cada aspecto da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.