Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite em Santo André
6 de agosto de 2018
Redes Sociais: tempo gasto não volta mais
20 de agosto de 2018
Exibir tudo

Dia 19 de agosto: Dia Nacional do Ciclista. Vá de bike!

Denise Aleluia

No próximo domingo, 19 de agosto,  é celebrado o Dia Nacional do Ciclista, graças a um Projeto de Lei da Câmara (PLC) 16/2017 do deputado federal Lúcio Vale (PR-PA) em homenagem a Pedro Davison, morto em 2006 após ser atropelado enquanto pedalava em uma rua de Brasília. A ideia inicial foi dos pais de seus pais, criadores da ONG Rodas da Paz para promover o diálogo e diminuir a violência no trânsito.

Para muitos, as “magrelas” são meio de transporte e de trabalho. Exemplo é Eduardo Cruz Freitas, de 24 anos, morador de São Caetano, que trabalha, há um ano, em Santo André, como bike courier.  “Chego a pedalar 80 quilômetros ao dia. Sempre fui praticante de esportes e a bicicleta é uma paixão que só aumenta”, conta.

Para outros, é uma busca pela saúde e lazer. O empresário Levi Maximiano, 44 anos, coordenador do Grupo Corujas Bike Team, de Santo André, pedala há quase quatro anos. “Pedalar faz bem para a alma”, conta, 13 quilos mais magro. Ele também relata outros benefícios do esporte. “Fiz um novo ciclo de amizades e conheci lugares aos quais teria preguiça de ir de carro”, completa.

Iniciativas andreenses

Apesar de haver vários grupos de pedal na cidade, as iniciativas de apoio ao uso da bicicleta, em Santo André, ainda são tímidas. Os 22,18 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas não são bem conservados, o que causa descontentamento nos ciclistas. “As ciclovias e ciclofaixas são mal planejadas”, diz Eduardo. “Não basta apenas pintar as faixas, é necessário limpeza, manutenção e melhora na sinalização”, acrescenta Levi.

Na cidade há também um bicicletário instalado em 2008, no centro, entre as ruas Presidente Carlos de Campos e Delfim Moreira. O espaço possui 152 vagas, mas está abandonado.  Há, ainda, bicicletários anexos às estações da Linha 10 Turquesa, da EMTU, que atendem a cidade – Utinga, Prefeitos Saladino e Celso Daniel – que totalizam 402 vagas. Já no Atrium Shopping, na Vila Homero Thon, são mais 40 vagas que contam também com bebedouro, lavatório para mãos e armários.

Que tal adotar a magrela como esporte e, até mesmo, como meio de transporte? O corpo agradece e a cabeça agradecerá mais ainda. Mas, atenção: use sempre equipamentos de proteção e não se esqueça de respeitar as sinalizações, os motoristas e pedestres. Quem quer respeito, deve respeitar antes.

Confira a lista de grupos de pedal existentes em São Paulo e no ABCD acessando o site Easy Bikes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.