Coworking ou sala própria?
16 de abril de 2018
Lavagem a seco de carros: o meio ambiente agradece
30 de abril de 2018
Exibir tudo

Contabilidade: nascida na antiguidade, importante até os dias atuais

Dia da Contabilidade é comemorado em 25 de abril

Toda empresa precisa de um bom contador e é no dia 25 de abril que se comemora o dia da contabilidade. Mas você sabe quando surgiu essa profissão?
Desde que a humanidade deixou de ser nômade e passou a praticar atividades como agricultura, pastoreio, produção de artefatos e comércio, foi necessário registrar as transações realizadas. Esta é a origem da contabilidade, que começou a ser aplicada no Egito Antigo. Estes conhecimentos também se estenderam aos sumérios, assírios e babilônicos e esta tarefa era desempenhada por profissionais denominados escribas.

Foi a partir de 6.000 anos a.C. que os egípcios começaram a utilizar o valor monetário em seus registros. A base era uma moeda cunhada em ouro e prata, denominada “Shat”. Assim, era adotado, de maneira prática, o Princípio do Denominador Comum Monetário. Já os gregos aperfeiçoaram o modelo egípcio, estendendo a escrituração contábil às várias atividades, como administração pública, privada e bancária.

A invenção do papiro e da pena de escrever (cálamo) no Egito antigo também facilitou os registros dos negócios. E o controle de tudo se torna mais refinado à medida que as operações econômicas ganham em complexidade. Bom exemplo pode ser encontrado no Império Romano, de 200 a.C., em que já havia o registro de rendas e lucros, além das despesas classificadas por tipo de gasto. Isto se tornou tão importante que foram os romanos a criar o termo “contabilitá”.

Mais que isso: com o passar do tempo, as atividades de troca, compra e venda requeriam o acompanhamento das variações dos bens acumulados, que eram passados aos descendentes, à época da morte. Daí, a origem da palavra “patrimônio”. E, à medida que o homem aumentava seus bens, surgiu a preocupação em como aumentar suas posses. Estas informações não eram de fácil memorização e necessitavam de registros confiáveis. Pensando no futuro, registravam-se todas as transações realizadas.

Assim como as civilizações, os sistemas contábeis são dinâmicos, evoluíram e mostram sua importância em qualquer país. Uma contabilidade bem feita ajuda a tornar perene um patrimônio, seja ligado a pessoa física ou jurídica, e a estar em dia com as obrigações ligadas ao Fisco. Para isso, o contador deve agir o mais próximo possível de seu cliente, como explica a assistente financeira Ivete Viana de Oliveira, da Lincont Contábil, empresa que mantém escritório no CEPB. “Um bom contador nos dias de hoje deve assessorar seus clientes e ter uma atitude parceira, tirando dúvidas e oferecendo orientações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.