Networking: um dos segredos do sucesso
25 de janeiro de 2018
O impacto do carnaval nos negócios
9 de fevereiro de 2018
Exibir tudo

Campanha contra febre amarela em Santo André deve vacinar 95% da população

A febre amarela voltou a ser uma ameaça à saúde pública. Em um ano, mais de 60 pessoas morreram em decorrência da doença, no estado de São Paulo.

O problema alarmou a população, que correu aos postos de saúde, causando filas. Para que todos pudessem ser vacinados, o governo do estado lançou uma campanha. Em Santo André, a campanha começou em 25 de janeiro e a meta é vacinar cerca de 680 mil pessoas, o que corresponde a 95% da população da cidade. São 27 unidades que disponibilizam a vacina em vários pontos da cidade.

Na UBS Bairro Paraíso, que fica a um quilômetro do CEPB, 1.041 pessoas foram imunizadas no primeiro dia da campanha, 25 de janeiro. E, no primeiro sábado da campanha, 1.572 doses foram distribuídas, segundo a enfermeira Fabiana Cervan Góes, que é encarregada técnica da UBS.

Para poder atender a toda a população, o governo está distribuindo doses fracionadas. Isso porque a produção da vacina pode demorar quase dois anos e é preciso imunizar a população o quanto antes, para evitar que a doença se espalhe ainda mais.

Apesar do perigo iminente, circulam boatos pela internet sobre a segurança e a necessidade da vacina, o que provoca medo e faz com que muitas pessoas não queiram ser imunizadas. Mas, isso é um erro grave. As reações que a vacina pode provocar são mínimas, se comparadas ao risco de ter a doença. “Não é possível prever se a pessoa que toma a vacina terá reação ou não. Mas desde que a campanha começou, não tivemos nenhum caso de reação à vacina aqui na UBS”, afirma a enfermeira.

Segundo ela, apenas pessoas com doenças autoimunes, câncer ou portadoras de HIV positivo não devem ser imunizadas. Crianças com menos de 9 meses e idosos com mais de 60 anos devem passar por avaliação médica, antes de serem imunizados, para serem orientados a tomar ou não a vacina. “E, se a pessoa estiver gripada, com dor de cabeça ou algum ligeiro mal estar físico, é recomendado esperar um dia ou dois e tomar a vacina quando estiver se sentindo melhor”, informa. Na dúvida, procure um médico.

A UBS Bairro Paraíso fica na Rua Juquiá, 256 – Bairro Paraíso, Santo André/SP.
Tels. 11 4426-8394 / 11 4426-1424 / 11 4423-2250.

Não deixe de se vacinar. Previna a febre amarela e garanta sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.